Os interfones são equipamentos indispensáveis hoje em dia, servindo para comunicação e principalmente segurança de condomínios, empresas e residências, oferecendo sigilo e conforto.
A principal utilidade dos interfones é controlar quem entra e sai de um imóvel. Sendo possível encontrar os interfones em dois tipos de sistema: analógicos e digitais.
Os analógicos são os mais simples, também conhecidos como porteiro coletivo são instalados na parte externa de uma imóvel. Já os digitais, também conhecidos como Central de portaria são equipamentos modernos, que permitem controle de acesso, conferência, e conversa entre moradores de um mesmo prédio, por exemplo.
O interfone individual, também conhecidos como porteiro eletrônico realiza literalmente a função de um porteiro, só que eletronicamente. Com um simples kit, contendo um interfone de um botão e um monofone é possível saber quem está do lado de fora sem precisar sair de dentro da segurança da sua casa.
E se precisar de um aparelho mais sofisticado é possível encontrar equipamentos de interfone com câmeras, chamados de Vídeo Porteiro.
Com eles também é possível destravar a fechadura de dentro de casa, com todo conforto e segurança. E também ligar o sistema de interfonia diretamente na linha telefônica, utilizando um aparelho só para atender chamadas telefônicas ou interfone.
O interfone individual é mais utilizado em residências e pequenos escritórios.
Já os interfones coletivos são mais utilizados em condomínios residências ou comerciais. Nesses casos é necessário instalar as centrais de portaria, elas permitem ligações dentro de um condomínio, com facilidades como identificação de ramal para apartamentos, transferência, conferência, siga-me, não perturbe, entre outros. As centrais possuem baixíssimo consumo de energia elétrica, são práticas de instalar e fáceis de programar.
O Porteiro coletivo é o equipamento mais básico que permite a comunicação com apartamento desejado, abertura do portão e possuem um painel externo com as teclas dos apartamentos.