Portaria Virtual, também conhecida como portaria remota, é uma tecnologia que busca reduzir os custos dos condomínios e aumentar a eficiência da segurança.
O tradicional porteiro presencial é substituído por um novo sistema de segurança e uma pessoa que monitora o que acontece no condomínio à distância.
Os moradores podem entrar utilizando biometria, cartão magnético ou tag. Também há um aplicativo para receber as notificações da central e monitorar os visitantes.
Para as pessoas de fora do prédio fica imperceptível que se trata de uma portaria eletrônica e não presencial.
Continue lendo esse texto para entender como funciona a Portaria Virtual, quais são as vantagens e como contornar as adversidades.
Como funciona a Portaria Virtual?
Através de câmeras de segurança, sistema de identificação de moradores e conexão à internet, um funcionário monitora o condomínio da central de monitoramento da empresa que fornece o serviço de Portaria Virtual.
A entrada dos moradores é feita por meio biometria, cartão magnético ou tag. As demais pessoas que acessam o condomínio, conversam com o funcionário na central de atendimento através de uma tecnologia parecida ao interfone.
Sendo assim, quando um visitante deseja entrar, ele irá interfonar para central, e o funcionário da central irá pedir autorização por um aplicativo para celular ou interfone.
E, além disso, através do aplicativo é possível monitorar quantas horas esses visitantes e prestadores de serviços permanecem no condomínio, e também controlar a entra de veículos e pessoas, e monitorar os alarmes e câmeras.